TIPOS DE PEDRAS

ARDÓSIA

A pedra ardósia é muito utilizada para piso, calçadas e fachadas, pois garante uma grande durabilidade com ar sofisticado. O preço da pedra ardósia a fez dela a opção preferida para quem quer um piso bonito, eficiente e a um preço acessível.

A ardósia tem uma baixíssima absorção de água, o que dificulta o acumulo de sujeira e facilita a limpeza de manutenção.


 

  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn ícone social

ARENITO

O arenito é uma das rochas mais abundantes na face da terra. Amplamente utilizado pela construção civil, destaca-se por sua versatilidade. A Pedras Capricórnio sabe bem da versatilidade e, mais que isso, possui o tipo ideal de arenito para sua construção.

PARALELEPIPEDO

Os paralelepípedos são extraidos e recortados de rochas de granitos. A aplicação é realizada diretamente sobre o solo compactado, utilizando-se areia ou pó de pedras resultando em um piso drenante.

SÃO TOMÉ

A Pedra de São Tomé é mais uma opção no mundo dos revestimentos. Práticas e bonitas, caíram no gosto dos consumidores por serem resistentes e não soltarem lascas. Podem ser usadas tanto no chão quanto na parede, criando espaços de decoração ou fazendo o revestimento tradicional. As cores disponíveis variam um pouco. As mais comuns são branco, creme (bege) e amarela.

BASALTO

O basalto é uma rocha de granulação fina, geralmente de cor acinzentada escura, Quanto à sua coloração, também é possível que apresente cor ligeiramente esverdeada (pequenos vestígios vítreos, resultados da consolidação), devido aos minerais que o compõem (olivinas e piroxenas).

Considerado a pedra mais abundante sobre a superfície da terra e, no Brasil, é encontrado principalmente na região sul do país. Por sua rigidez e resistência, é muito utilizado na construção civil há muito tempo.

RACHÃO

A pedra rachão é um material muito atrativo, para quem deseja construir um muro de arrimo, contenção ou até mesmo um tanque com o melhor custo benefício. 
Por ser uma pedra que possui forma irregular contém mais frestas que possibilita o aproveitamento dos cacos de pedras pequenas para seu preenchimento, com isso seu assentamento é muito mais fácil tornando uma ótima opção para quem quer terminar a obra em menos tempo. 
A pedra rachão além de ótimo acabamento ela também suporta uma enorme quantidade de terra tendo arrimo, sustentação por gravidade ou não.

MIRACEMA

A pedra miracema é muito utilizada para calçadas e pisos com tráfego intenso, pois a alta resistência de um granito bruto garante ótima durabilidade e com bastante aderência antiderrapante. O preço da pedra miracema a tornou a opção preferida para que quer uma calçada bonita, eficiente e a um preço acessivel.

PEDRA MADEIRA

A pedra madeira recebe este nome devido à sua pigmentação, pois a mesma lembra a textura de algumas madeiras.
A pedra madeira é uma das mais belas e procuradas pedras para revestimentos de fachadas em blocos, muros e detalhes externos e internos, principalmente nos tons amarelados, apesar de sua vasta gama de tonalidades, que abrangem também o vermelho, rosa, branco, verde, jacarandá, amarela, cinza entre outras.

MOLEDO

Esta pedra é muito parecida com o famosos Moledo do Guarujá e Arujá, então quem precisa fazer uma continuação de trabalho esta é uma opção. As pedras moledos são as mais interessantes para a realização de cascatas, revestimento imitando arrimo e até mesmo o próprio muro de arrimo, simplesmente se alterando a espessura do muro de pedra. Sua aparência rústica e porosa lhe confere uma naturalidade muito grande após aplicado simulando uma verdadeira parede natural de rocha.

PEDRA CAVERNA

A Pedra Caverna é uma pedra que se adéqua aos ambientes onde a rusticidade impera. Essa pedra proporciona a construção dos mais belos arranjos em oratórios, jardins e uma infinidade de situações a serem criadas de acordo com sua criatividade e bom gosto. Alem disso é sem duvida a pedra mais recomendada para a construção de cascatas e lagos artificiais.

PEDRA FERRO

A Pedra Ferro ou também conhecida como pedra pericó (nome de origem indígena) que exprime aconchego e equilíbrio, formada por rochas metamórficas e apresenta uma coloração escura parecida com ferro, variando entre o marrom e o preto, gerando um efeito de ferrugem. Esse efeito da coloração acontece por um processo de oxidação, apresentando diferentes formas, texturas e cores, possui uma tonalidade escura variando entre um marrom, ferrugem até um preto, tornando uma pedra impar e única.

BOLÃO

A pedra bolão apresenta um charme em seu estado natural, sem perder em nada na qualidade técnica e sustentação de terra. A pedra bolão é muito utilizado em obras de grande porte. Arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior apreciam muito este trabalho e o recomendam frequentemente a seus clientes.

Existem duas variedade mais comuns de cores, uma que vai mais para o marrom e tons mais quentes e outra que lembra mais o cinza e é um pouco mais escura.

FOLHETA

Folheta seu nome popular, essa pedra de granito bruto é lavrada a mão há séculos, seu padrão de corte é de 0,42 x 0,22 x 0,12, podendo sofrer variações no tamanho dependendo da região onde é lavrada.

Sua aplicação principal é calçamento, sendo muito usada em piso de garagem, pátios de estacionamento, acesso em residências, chácaras, sítios ou indústrias, pedra muito resistente, suportando veículos de toda natureza. Sua instalação é simples podendo ser permeável (rejuntada com pedrisco), não permeável (rejuntada com massa) ou intercalada com grama integrando com o paisagismo de forma natural.